território ocupado

Cauê Alves

Maio / 2004

 

Jardim da saudade (2002)

Ocupando uma grande superfície com um padrão decorativo em estrutura modular, que ornamenta o chão do espaço expositivo, Rogerio Ghomes aborda um tema recorrente a sua trajetória, a angústia da constatação da fragilidade da vida. Formado em desenho industrial, o artista aplica o padrão criado em uma espécie de carpete, que pode ser pisado pelo público. Se a repetição e a superexposição de uma mesma imagem diluem sua carga trágica e retira seu aspecto sacro e aurático, ela poderia intensificar a surpresa da descoberta de que ali se encontra um corpo esfacelado, aspecto ressaltado pela maciez do carpete. A função primeira da decoração, de adornar e tornar o ambiente agradável, é subvertida com esse trabalho. A imagem, que não deixa de ser portadora de uma sedutora beleza, provoca repulsa e aversão. Sua opção distante de um engajamento ecológico, é causar espanto com o encontro desse pedaço de carne que foi chamado de golfinho. Afastada da representação iconográfica da morte, tradicionalmente associada ao esqueleto, sua obra não nos deixa esquecer que todos os corpos irão se desfazer e que essa vida terrena será inevitavelmente interrompida.

Em outras fotos, a presença enigmática e silenciosa de urubus aponta para a mesma temática mórbida. São paisagens permeadas por esses animais que, com o dom de sentir o cheiro da morte a quilômetros de distância, carregam o fardo de serem indícios de carniça. Coerente com as questões que lhe inquietam, Rogerio apresenta alguns canteiros móveis, feitos com fotografia de flores caídas sobre a grama. Jardim da saudade é uma alegoria que reforça o caráter efêmero dos prazeres e nos acende a brevidade da existência. Essa série que pode ser compreendida como natureza-morta, atualiza e amplia os limites do gênero na arte contemporânea. Ao contrariar o sentido da luz solar e natural, de cima para baixo, esses canteiros luminosos, construídos com back-light, tornam-se ainda mais estranhos e artificiais. É como se ali, sob a pequena área de grama, encerrassem-se corpos enterrados.

Olhai (2001)

Projeto B.O. (2002)

Finalmente, o artista expõe um dos desdobramentos do Projeto B.O., a sequência de fotografias que registra uma ação em que, simbolicamente, assassina importantes artistas, críticos e galeristas durante um programa de residência no Paraná, o Faxinal das Artes. Os contornos dos corpos, em referência aos desenhos criminais, foram recortados em placas de madeirites e colocados sobre a grama, impedindo a realização da fotossíntese e gerando os negativos dos cadáveres. Ao final da chacina, essas poéticas marcas, em tom de verde mais claro, interferiram de modo mórbido na paisagem. Em contraste com outros trabalhos do artista, neste, a morte é apresentada com certo sarcasmo, solução estratégica de um artista consciente das limitações impostas para quem vive fora do badalado eixo artístico Rio-São Paulo.

 

JARDIM DA SAUDADE (2002)
Instalação, backlight, caixas em freijó, rodízios, dimensões variáveis, Coleção Museu de Arte Contemporânea de Americana MACA.

OLHAI (2001)
Impressão pigmento mineral sobre papel Rag Photographique 310g / m sob metacrilato, 65 x 300 cm. Coleção Pirelli MASP.

PROJETO B.O. - INDEX (2003)
Instalação, 36 fotografias 20x30 cm, dimensões variáveis, Coleção Museu de Arte Contemporânea do Paraná MAC PR.